O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.
Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.
O Projeto Pibid Letras Português do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité/BA, para os anos de 2020/2021, possui o tema ESCREVIVENDO histórias de si: os sentidos da Vida, da Escola e da Formação Docente, e tem como objetivos principais em sua proposta:
- Potencializar a formação inicial de professores de Língua Portuguesa por meio de ações pedagógicas, experiências metodológicas e práticas inovadoras que resignifiquem e integrem o conhecimento de mundo, as memórias e o conhecimento teórico-linguístico às atividades de ensino de Língua Portuguesa, de modo a propiciar aos futuros docentes a reflexão crítica sobre a sua prática na sala de aula;
- Propiciar um espaço-tempo de formação pedagógica aos professores da Educação Básica, com vistas a uma aprendizagem significativa de língua materna, a partir da parceria entre universidade e escola, embasadas em uma proposta colaborativa de ressignificação da práxis docente;
- Contribuir para a ampliação das competências linguística e textual dos alunos da Educação Básica, a partir das práticas de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais autobiográficos, fundadas na concepção enunciativa de linguagem, esta compreendida como construção social;
- Criar espaço para a apreensão, por parte dos bolsistas, de questõesproblema, a partir das situações de ensino-aprendizagem de língua materna, vividas e observadas, as quais nortearão as práticas investigativas dos bolsistas, contribuindo, de modo mais efetivo, para o trabalho com a construção das identidades dos estudantes em sua relação com as práticas de leitura e de escrita na escola;
- Propiciar aos bolsistas uma reflexão sobre a identidade dos estudantes da Educação Básica, sua realidade e visão de mundo através das práticas da leitura e da escrita autobiográfica, tomando por base as ações pedagógicas vivenciadas em situação de docência, para intervenções cada vez mais produtivas na sala de aula;
- Apreender as demandas das escolas parceiras, no que diz respeito às relações estabelecidas entre a construção das identidades dos estudantes e as práticas leitura e de escrita, por meio da observação etnográfica;
- Estabelecer momentos de diálogo entre os integrantes do projeto – bolsistas e supervisores –, de modo que possam apreender os saberes da profissão as diferentes ações das práticas e das aprendizagens da docência, construindo uma coerência entre a formação dos professores de língua materna e as finalidades da política da Educação Básica;
- Promover a produção e socialização, em eventos acadêmicos, das experiências bem sucedidas dos bolsista e supervisores, participantes do projeto PIBID;
- Aproximar reflexões produzidas no contexto universitário, do fazer profissional dos docentes de Língua Portuguesa para, num processo cooperativo, promover o desempenho dos alunos da Educação Básica, no que diz respeito à leitura e à escrita de textos autobiográficos como mecanismo de reconhecimento de suas identidades, memórias e práticas sociais;
- Produzir material didático-pedagógico para socialização entre as escolas parceiras e divulgação em eventos acadêmicos;
- Produzir material de pesquisa bem como: artigos, relatos de experiências e capítulos de livros visando a socialização dos saberes e experiências do projeto.